Um blog feito para noivas, esposas e mães reais como eu!

29 de janeiro de 2011

Minha cidade...

Olá, meninas!


Hoje eu estava sem nenhuma ideia para post, aí passeando pelos blogs amigos, vi uma postagem da amiga , falando sobre as prais as quais ela já visitou e podes crer na lista dela está uma das praias de Natal/RN, fiquei tão feliz por meu estado está listado... srrsrs... Aí resolvi mostrar a vocês como é a minha cidade, sou do interior mais precisamente Mossoró! “Terra do sol (muito sol por sinal! srrsrs), sal e do petróleo!”

Mossoró é um município brasileiro, segundo mais populoso do estado do Rio Grande do Norte, distando 285 quilômetros da capital Natal. Localiza-se as margens do rio Apodi-Mossoró, na região oeste do estado e na microrregião homônima.
Principal município da Costa Branca Potiguar, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010, possui uma população de 259 886 habitantes, o qual a coloca como a décima nona maior cidade da Região Nordeste e a 96ª maior do Brasil, numa região de transição entre litoral e sertão a 42 quilômetros da costa.
Localizada entre Natal e Fortaleza, às quais é ligada pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do interior nordestino, e atualmente vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, considerada uma das cidades de médio porte brasileiras mais atraente para investimentos no país. O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo um dos maiores PIB per capita do estado. As festividades realizadas na cidade anualmente, atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João do país, e o Auto da Liberdade, o maior espetáculo brasileiro em palco ao ar livre.
Reduto cultural, o município marca pelo Motim das Mulheres, pelo primeiro voto feminino do país, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea, sem falar da resistência a Lampião. O município foi desmembrado de Assú em 1852 e tinha o nome de Vila de Santa Luzia de Mossoró.  Hoje, conhecida como a "Capital do Oeste" por ter se destacado das demais na região Oeste Potiguar, destaca-se também pelo turismo de negócios.
Apesar de não possuir orla, Mossoró tem fácil acesso às praias do Pólo Costa Branca, sendo as praias do município de Tibau (42 km pela RN-012), a mais próxima, e inclusive considerada "A Praia de Mossoró". Outras praias próximas são as do município de Areia Branca (45 km pela BR-110). Já a Praia de Canoa Quebrada, no estado vizinho do Ceará, fica a 100 km de Mossoró.

Brasão de Mossoró
Bandeira de Mossoró
Vista aérea de Mossoró
Catedral de Santa Luzia
Igreja de São Vicente
Assembléia de Deus - templo sede

Praça Rodolfo Fernandes
Praça da Criança

Memorial da Resistência
Praça da Convivência
Praça Vigário Antônio Joaquim
Espaço Cultural Arte da Terra
Teatro Municipal Dix-Huit Rosado
Biblioteca Municipal
Estação das Artes
Estádiode Manoel Leonardo Nogueira
Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Ciarlini Neto
Palácio da Resistência
Prefeitura de Mossoró
Portal do Saber
Teatro Lauro Monte Filho

Mossoró West Shopping
Mossoró Cidade Junina
Espetáculo Chuva de Bala

E aí meninas, o que acharam da minha cidade? Aí estão os principais pontos daqui, mas ainda possuem vários lugares legais por aqui... Quando vierem a Mossoró me façam uma visitinha hein? rsrsrs...


Bom final de semana a todas, Beijos :)



Fonte: http://pt.wikipedia.org
Imagens: Google

Um comentário: